Conheça a Liguria, onde temos nossas Residências.

Conheça a região da Liguria, na Itália, onde temos nossas Residências para fazer a Prática da sua Cidadania Italiana.

Ligúria é uma região do noroeste da Itália com 1,7 milhões de habitantes cuja capital é Gênova. Tem limites ao sul com o MarLígure a oeste com a França (Mônaco, Nice, Cannes), a norte com o Piemonte, e a leste com a Toscana.

É uma região de grande apelo turístico pelas suas belezas naturais, entre as quais as famosas Cinque Terre, Sestri Levante, Portofino e Gênova, Sanremo, etc.

Paisagens inesqueçíveis e uma gastronomia sofisticada aguardam por você.

Anúncios

Dicas para a busca de certidões na Itália

A busca pela certidão na Itália pode se tornar a parte mais difícil do processo de cidadania italiana devido a dificuldade que muitas pessoas enfrentam para descobrir o nome da cidade de nascimento do antepassado italiano. Não esqueça portanto que a busca pela certidão na Itália começa na verdade pelo Brasil, buscando informações que possam nos indicar o local de nascimento e o nome dos pais do italiano de nossa família.

Uma dica importante é começar perguntando à familia em qual cidade brasileira o seu antepassado faleceu e casou pois geralmente é uma informação que os familiares de mais idade ainda se lembram.

Nas certidões de nascimento dos filhos de seu antepassado italiano que nasceram no Brasil consta sempre o nome dos avós, ou seja, o nome dos pais do seu antepassado italiano. Possuir esta  informação é muito importante para as pesquisas na Itália pois muitos arquivos respondem a requisições apenas se o interessado possui o nome dos pais do antepassado já que naquele tempo existiam muitos homônimos e para ter certeza de que se trata de seu antepassado é preciso que o nome dos pais  também confira.

Outro fator interessante da certidão de nascimento dos filhos do antepassado é que ele estava presente e podia declarar as informações sobre a própria origem com mais  clareza e precisão. O mesmo acontece se por exemplo o antepassado italiano se casou no Brasil: ele estava presente e declarou as próprias informações.

Com a certidão de óbito você vai poder calcular facilmente o ano de nascimento do antepassado italiano pois sempre consta a idade em que a pessoa faleceu, basta fazer a conta para saber o ano aproximado de nascimento.

  • Mas como conseguir estas certidões brasileiras?

Para conseguir a certidão de óbito, de casamento ou mesmo a certidão de nascimento do filho de seu antepassado italiano  será suficiente fazer um pedido ao cartório da cidade onde o registro foi lavrado, até mesmo por telefone se você desejar. Portanto descubra com seus familiares o nome das cidades onde ocorreram o nascimento, casamento e falecimento.

Com a certidão em mãos, verifique as informações contidas nela pois nos casos mais fortunados será possível encontrar dados precisos, como  a data e o lugar de nascimento. Tendo o nome da região você consequentemente terá também o nome das provincias em mãos (uma região na Itália é formada por provincias, e as provincias são formadas por comunes).Com estes dados será possível fazer uma requisição diretamente ao Lista di Leva de cada Provincia daquela região.

Depois que você obtiver a resposta do Lista di Leva, indicando qual o nome do Comune de nascimento de seu antepassado, será suficiente fazer uma requisição do documento ao Archivio di Stato do Comune (se o nascimento ocorreu depois de 1871) ou para a Paroquia do Comune ou Curia Vescovile no caso de os arquivos da Paroquia terem sido transferidos.

Estes procedimentos deveriam já bastar para que você consiga a sua documentação, entretanto, se o Liste di Leva não lhe responder, ainda é possível fazer uma solicitação a Curia Vescovile da provincia. Será suficiente que você envie uma carta endereçada a ” Curia Vescovile di (nome da Provincia)” e depois coloque o número de CAP daquela provincia.

A equipe do Passaporto Europeo oferece assessoria nas Buscas por Certidões aqui na Itália, entre em contato.

Permesso di Soggiorno – Mudam-se os valores

Caso o processo de cidadania ultrapasse 90 dias é necessário solicitar o permesso di soggiorno in attesa di cittadinanza – visto italiano que permite aos seus titulares a permanecer no territorio até a conclusão do processo!!!

Voce gastaria 30,00 do envelope + 14,62 do bollo + 28,60 = 73,22 Euro

No final do ano passado conseguiram aprovar mais um decreto – conhecido como “Contributo per il rilascio ed il rinnovo del permesso di soggiorno” que instituiu o seguinte contributo:

A – 80 euros para permessos superiores a 3 meses e inferior ou igual a 1 ano ( opção para quem vai fazer a Cidadania Italiana);

B – 100 euros para permessos superiores a 1 ano e inferior ou igual a 2 anos;

C- 200 euros para permessos de longo período (cidadãos europeus) e outros especiais.

A partir de agora, o bollettino deve ser preenchido com o valor de 107,50 euro (a soma dos antigos 27,50 + os atuais 80 euro).

Com este novo contributo de 80 euro a conta final fica assim:

30,00 do envelope (que corresponde ao pedido em si do permesso) + 14,62 da marca da bollo + 107,50 do bollettino (taxa do governo para a emissão do cartão magnético acrescido do tal contributo) + 1,10 (valor pago pela operação de pagamento do boleto no correio) =  € 153,22

Novas formas de Agendamento em São Paulo e Curitiba!

Consolato Generale d’Italia a San Paolo

Legalização de certidões
Quem pretende agendar uma visita para a legalização de certidões para obtenção do reconhecimento da cidadania na Italia deve observar as seguintes regras:

Este Serviço de agendamento será aberto mensalmente, toda 1ª segunda-feira útil do mês, disponibilizando a agenda do mês sucessivo.Quando as vagas disponiveis forem preenchidas este serviço de agendamento será fechado e reaberto somente no mês subsequente.

– O agendamento concedido é pessoal e instransferivel e é valido para a legalização de documentos que dizem respeito apenas à pessoa agendada e seus eventuais filhos menores de 18 anos de idade.

– Para se agendar, a pessoa interessada deve utilizar um endereço e-mail pessoal e identificavel (que se reconheça o nome da pessoa).

– Agendamentos para pessoas diferentes utilizando um mesmo endereço e-mail serão cancelados.

 

Consolato Generale d’Italia a Curitiba

O sistema de agendamento libera automaticamente um dia por vez,  36 dias a partir da presente data. Ex. dia 01 de maio libera dia 06 de junho. O acesso ao site do agendamento deverá ser feito de domingo a quarta-feira para garantir o lugar 36 dias depois. Os agendamentos são liberados normalmente à meia-noite hora italiana (atualmente 19h horário de Brasília). Devido à grande demanda é possível que o usuário precise visitar o site alguns dias até obter seu agendamento. Solicitamos aos senhores usuários que se atenham atentamente às instruções a seguir, que são o passo-a-passo do sistema de agendamento.
O SETOR DE LEGALIZAÇÃO ATENDE SOMENTE COM AGENDAMENTO CONFORME ABAIXO
1) ACESSAR O SITE WWW.CONSCURITIBA.ESTERI.IT ;
LER ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES DO SETOR DE LEGALIZAÇÃO
2) CLICAR NO MENU “AGENDE SEU ATENDIMENTO”;
POSTERIORMENTE CLICAR NO TEXTO NO FINAL DA PÁGINA “ACEITAR AS
    NORMAS ACIMA E AGENDAR UM ATENDIMENTO”;
3) DEIXAR EM BRANCO OS CAMPOS “NOME UTENTE (E-MAIL)”    E “PASSWORD” QUE CONSTAM NA PARTE SUPERIOR A DIREITA (ESTE CAMPO É
    SOMENTE PARA QUEM JÁ ESTÁ CADASTRADO),
EFETUAR O PROPRIO REGISTRO ATRAVES DA SEÇÃO
“REGISTRATI”. CLICAR EM “CONFERMA”;
4) ABRIR O EMAIL QUE FOI INFORMADO PARA VERIFICAR A
CONFIRMAÇÃO DO REGISTRO. CLICAR NO LINK “CLICCARE QUI”
DO E-MAIL RECEBIDO PARA ATIVAR O REGISTRO;
5) FECHAR O NAVEGADOR (INTERNET EXPLORER, FIREFOX, ETC.)
E REPETIR OS PASSOS 1 E 2;
6) PREENCHER SOMENTE OS DOIS CAMPOS NA PARTE SUPERIOR A
DIREITA: “NOME UTENTE (E-MAIL)” E “PASSWORD”. CLICAR NO
BOTAO “LOGIN”.
7) CLICAR EM “PRENOTA ON LINE”; SELECIONAR O
DEPARTAMENTO PARA O QUAL DESEJA AGENDAR-SE, NESTE CASO
 “LEGALIZZAZIONI DI ATTI DI STATO CIVILE”;
    CLICAR EM CONFERMA; CLICAR NA DATA DESEJADA – EM VERDE
    (SE NAO HOUVEREM DATAS EM VERDE, TENTAR EM OUTRO MOMENTO);
CLICAR EM CONFERMA; IMPRIMIR A CONFIRMAÇÃO DO AGENDAMENTO.

– Agendamentos que provenham de um mesmo computador (endereço IP) também serão cancelados, a menos que se trate de pessoas do mesmo núcleo familiar.

– Será legalizada a documentação completa, legalizada pelo ERESP e devidamente traduzida, onde seja evidente o direito à cidadania da pessoa interessada.

Cidadania por Casamento

MULHER casada com um cidadão italiano, pode obter a cidadania também? E seus filhos? 

Neste caso deve-se observar a data de casamento: Se o casamento ocorreu antes de 27/04/1983 à esposa adquire a cidadania automaticamente (conservando a cidadania original). Se o casamento ocorreu depois de 27/04/1983 à esposa não tem direito automático a cidadania, porém após três anos de casamento a esposa pode entrar com pedido naturalização, especificamente para os casos de naturalização, nosso escritório presta este tipo de serviço também. Os filhos tem o direito a dupla cidadania assegurado, pois recebem a cidadania do pai.

 

HOMEM casado com uma cidadã italiana, tenho direito a cidadania? E seus filhos? 

Os maridos nunca obtiveram cidadania italiana das esposas, mesmo tendo casado antes de abril de 1983. Porém a eles é assegurado o direito de fazer o pedido de naturalização transcorrido 3 anos de casamento, especificamente para os casos de naturalização, nosso escritório presta este tipo de serviço também.

 

Cidadania italiana e passaporte italiano, qual a diferença? 

Não se deve confundir passaporte italiano com cidadania italiana, para que se possa tirar o passaporte italiano é necessário que se tenha um processo deferido e atualizado. O passaporte não é sinônimo de cidadania e sim apenas um documento que o cidadão italiano tem direito. Isso quer dizer que, a condição inicial para que se tenha direito ao passaporte italiano é já ter a cidadania reconhecida.


Consulado Italiano de Curitiba – Legalização

Consulado Italiano de Curitiba, a exemplo do Consulado de São Paulo, está focado em resolver o grande problema da fila nos agendamentos para Legalização, uma vitória em prol dos que sonham em vir a Itália reconhecer sua dupla cidadania, confira o comunicado.

Prezado/a Senhor/a;

Entramos em contato porque o/a Senhor/a consta entre as pessoas que efetuaram agendamento online para a o setor de legalização de certidões, com a finalidade de obter o reconhecimento da cidadania italiana na Itália. Com a finalidade de melhorar a qualidade dos serviços prestados e abreviar o tempo de espera, foi estabelecido um novo procedimento.

O/a Senhor/a deverá enviar, exclusivamente pelo correio, até 31 de março de 2012 (será considerada a data de postagem) a própria documentação a este Consulado Geral (Rua Marechal Deodoro, 630 – 21º. andar, CEP 80010-912, Curitiba – PR).

O envelope deverá conter:

– cópia do e-mail impresso com o qual este Consulado Geral comunicou sobre o primeiro agendamento (contendo o código do agendamento);

– cópia do presente e-mail;

– eventual indicação do atual e-mail do interessado, caso seja diferente do e-mail anteriormente fornecido;

Reiteramos que cada agendamento é individual e é válido somente para o reconhecimento da cidadania do interessado. Não será legalizada ulterior documentação.

Este novo procedimento implicará em um considerável esforço por parte deste Consulado Geral – que certamente será apreciado – e foi implementado com o objetivo de melhorar ao máximo o serviço prestado, eliminando uma espera que se estendia por vários anos.

Por evidentes razões de organização e considerando que os requerentes são milhares, não será possível prorrogar o prazo para o envio.Portanto, se o seu envelope for enviado após a data indicada este não poderá ser considerado, e permanecerá disponível para a retirada junto ao Consulado até 15 de maio de 2012.

Da mesma forma, caso a documentação enviada não possa ser legalizada – porque não diz respeito ao requerente/ incompleta/ constituída por documentos que não sejam certidões de registro civil/ sem tradução/ porque o/a Senhor/a não estava agendado para o setor de legalização/ etc. – a mesma estará disponível para a retirada junto a este Consulado até 15 de maio de 2012.

Caso a sua a documentação esteja completa e correta, esta será legalizada, e o /a Senhor/a receberá uma comunicação por email até o dia 30 de abril de 2012, através do email  fornecido, a qual o convidará a comparecer a este Consulado Geral para a retirada, mediante pagamento prévio dos direitos consulares que deverão ser depositados na conta corrente que será indicada na mesma comunicação.

Se o/a Senhor/a enviou sua documentação e não recebeu nenhum e-mail do Consulado até o dia 30 de abril de 2012, isto significará que por algum motivo a sua documentação não poderá ser legalizada por alguma carência e permanecerá disponível para a retirada, como já mencionado, até 15 de maio de 2012. 

Se o/a Senhor/a não conseguir enviar a própria documentação no prazo estabelecido poderá, a partir do próximo dia 01/05/2012, efetuar novo agendamento online para a legalização dos documentos, que será efetuada respeitando os prazos previstos por lei.

Reiteramos que este email não dá direito ao serviço de legalização, que será prestado somente às pessoas regularmente agendadas para o serviço em questão. Dessa forma, se o/a Senhor/a recebeu esse email por um erro (porque, por exemplo, entrou neste sistema por engano, para o agendamento de outro serviço), pedimos-lhe desculpas.

Esclarecemos, enfim, que este Consulado se limitará a legalizar a documentação encaminhada com a finalidade de proceder ao reconhecimento da cidadania italiana na Itália. Todo e qualquer procedimento relativo ao processo de reconhecimento é de responsabilidade do Comune italiano ao qual o/a Senhor/a se dirigirá.

Esta é uma mensagem automática, por favor não responda esse e- mail.

Atenciosamente,

Consulado Geral da Itália em Curitiba