Dicas para a busca de certidões na Itália

A busca pela certidão na Itália pode se tornar a parte mais difícil do processo de cidadania italiana devido a dificuldade que muitas pessoas enfrentam para descobrir o nome da cidade de nascimento do antepassado italiano. Não esqueça portanto que a busca pela certidão na Itália começa na verdade pelo Brasil, buscando informações que possam nos indicar o local de nascimento e o nome dos pais do italiano de nossa família.

Uma dica importante é começar perguntando à familia em qual cidade brasileira o seu antepassado faleceu e casou pois geralmente é uma informação que os familiares de mais idade ainda se lembram.

Nas certidões de nascimento dos filhos de seu antepassado italiano que nasceram no Brasil consta sempre o nome dos avós, ou seja, o nome dos pais do seu antepassado italiano. Possuir esta  informação é muito importante para as pesquisas na Itália pois muitos arquivos respondem a requisições apenas se o interessado possui o nome dos pais do antepassado já que naquele tempo existiam muitos homônimos e para ter certeza de que se trata de seu antepassado é preciso que o nome dos pais  também confira.

Outro fator interessante da certidão de nascimento dos filhos do antepassado é que ele estava presente e podia declarar as informações sobre a própria origem com mais  clareza e precisão. O mesmo acontece se por exemplo o antepassado italiano se casou no Brasil: ele estava presente e declarou as próprias informações.

Com a certidão de óbito você vai poder calcular facilmente o ano de nascimento do antepassado italiano pois sempre consta a idade em que a pessoa faleceu, basta fazer a conta para saber o ano aproximado de nascimento.

  • Mas como conseguir estas certidões brasileiras?

Para conseguir a certidão de óbito, de casamento ou mesmo a certidão de nascimento do filho de seu antepassado italiano  será suficiente fazer um pedido ao cartório da cidade onde o registro foi lavrado, até mesmo por telefone se você desejar. Portanto descubra com seus familiares o nome das cidades onde ocorreram o nascimento, casamento e falecimento.

Com a certidão em mãos, verifique as informações contidas nela pois nos casos mais fortunados será possível encontrar dados precisos, como  a data e o lugar de nascimento. Tendo o nome da região você consequentemente terá também o nome das provincias em mãos (uma região na Itália é formada por provincias, e as provincias são formadas por comunes).Com estes dados será possível fazer uma requisição diretamente ao Lista di Leva de cada Provincia daquela região.

Depois que você obtiver a resposta do Lista di Leva, indicando qual o nome do Comune de nascimento de seu antepassado, será suficiente fazer uma requisição do documento ao Archivio di Stato do Comune (se o nascimento ocorreu depois de 1871) ou para a Paroquia do Comune ou Curia Vescovile no caso de os arquivos da Paroquia terem sido transferidos.

Estes procedimentos deveriam já bastar para que você consiga a sua documentação, entretanto, se o Liste di Leva não lhe responder, ainda é possível fazer uma solicitação a Curia Vescovile da provincia. Será suficiente que você envie uma carta endereçada a ” Curia Vescovile di (nome da Provincia)” e depois coloque o número de CAP daquela provincia.

A equipe do Passaporto Europeo oferece assessoria nas Buscas por Certidões aqui na Itália, entre em contato.

Anúncios