Por que fazer o processo na Itália!

Atualmente os consulados Italianos no Brasil sofrem com o grande aumento do número de pedidos de cidadania italiana: problemas de estrutura e falta de pessoal são só algumas das dificuldades enfrentadas diariamente pelos funcionários dos consulados e que potencializam ainda mais os problemas.

O resultado é o tempo de espera pelo reconhecimento da cidadania italiana que, infelizmente, pode levar muitos anos.

Para quem investiu tanto tempo na busca dos documentos e conseguiu finalmente entrar com o pedido no consulado  a demora é um sinônimo de frustração, que acaba impedindo muitas vezes de poder usufruir das grandes oportunidades que possuir a cidadania italiana oferece, como poder trabalhar ou estudar em qualquer país europeu.

Para aqueles que estão dispostos a levar seus documentos e fazer o pedido de cidadania diretamente na Italia, o tempo de espera até ver o próprio direito reconhecido é muito menor, em poucos meses você será um cidadão europeu.

Tenha em mente que o processo demora geralmente 3 meses para chegar ao seu final, e que muitos fatores concorrem para diminuir ou prolongar este prazo, como por exemplo a velocidade com que o Consulado Italiano no Brasil demora para enviar a resposta da não renúncia  para a Itália, ou mesmo caso faça sozinho o processo em quanto tempo você consegue encontrar uma casa para fazer seu pedido de residência junto ao comune na Itália.

Além de tudo, para aqueles que optarem pelos serviços de uma empresa é preciso salientar que a escolha exige muito cuidado: escolher empresas pouco sérias, muitas das quais criadas por brasileiros que apenas terminaram seu processo na Itália, que carecem de conhecimento e experiência ao lidar com os trâmites do processo nos comuni italianos, pode acabar fazendo com que você desperdice seu tempo e dinheiro.

Ao obter seu passaporte ialiano você poderá trabalhar na Europa e ganhar em euros, ou mesmo poderá estudar em uma universidade italiana com bolsa de estudos. Realizar o processo na Itália para ter o próprio direito à cidadania italiana reconhecido rapidamente pode ser visto como um investimento, que abre portas na carreira profissional e possibilita ao interessado morar em qualquer país da europa que paritcipe do acordo de livre circulação (França, Alemanha, Espanha, etc).

Anúncios