Bolsas de Estudo na Itália!

Confira as principais Bolsas de Estudo oferecidas pelo Governo Italiano e inicie seus planos de estudar na Itália.

BOLSA DA GRADUAÇÃO
Como o estudo é um direito, garantido pelo Estado, existe uma Lei Nacional que garante uma bolsa de estudos universitários no âmbito da graduação para todo e qualquer cidadão italiano que tem necessidade de ajuda financeira.

Esta bolsa é acessível para você, cidadão italo-brasileiro.

A bolsa de estudos abrange uma quantia em dinheiro, alojamento, isenção das taxas universitárias, possibilidade de trabalho nas dependências da universidade com remuneração decente (7,5 euros/hora), possibilidade de usufruir do restaurante universitário, auxílio para estágios internacionais e auxílio especial para deficientes.

No total, esse valor pode chegar a até 9000 euros/ano. O número de bolsas é limitado, mas pode abranger até 50% de todos os pedidos.

O alojamento (incluído na bolsa de estudo) é de grande qualidade, localizado no centro e consiste em quartos individuais/duplos com banheiro. A cozinha pode ser conjunta com outros estudantes. Geralmente existe computadores com internet disponível nestes edifícios para uso gratuito dos estudantes.

O trabalho nas dependências da universidade consiste em atividades nas bibliotecas, laboratórios, salas de aulas, etc. O restaurante universitário fornece refeições de grande qualidade, diversidade e a baixo custo.

BOLSAS DA PÓS GRADUAÇÃO

Doutorado
A bolsa é fornecida pelo governo federal italiano e é em torno de 11.000 euros/ano. Os primeiros colocados da prova de admissão têm direito à bolsa de estudos se não tiverem um rendimento anual elevado. Há em torno de 50% das vagas com bolsa. É permitido ter um trabalho de meio período enquanto o doutorando recebe a bolsa se este trabalho não ultrapassar 20 horas semanais.

Especialização
O valor da bolsa varia muito pois existem muitas especializações e muitas bolsas são fornecidas pelas universidades diretamente e não pelo governo italiano. Normalmente este valor é de 11.000 euros/ano (como a bolsa de estudos para as especializações médicas). Os primeiros colocados na prova de admissão têm direito à bolsa de estudos se provarem que não tem um rendimento anual elevado. O trabalho de meio período normalmente é permitido enquanto o especializando recebe a bolsa.

MBA
Por se tratar de uma pós graduação de interesse mais individual que coletivo (se pensarmos como uma sociedade), as bolsas de estudo são em número reduzido. Este tipo de pós graduação tem duração de 1 ano e carga horária não muito ampla, dessa forma, normalmente os estudantes têm algum tipo de trabalho que os mantêm. As bolsas de estudo, quando existem, são fornecidas através da isenção das taxas ou mesmo em dinheiro. Se a bolsa de estudo é fornecida em dinheiro, trata-se de mais ou menos 3000 euros/ano e é dada aos primeiros colocados na prova de admissão.

BOLSA DE ESTÁGIO
O governo italiano disponibiliza uma bolsa de estudos para cidadãos ítalo-brasileiro ou brasileiros que residem fora da Itália. Esta bolsa é muito abrangente e até mesmo os estudantes estagiários podem usufruir dela. O valor não é fixo e depende dos recursos do ano em questão.

Edital 2012 para Bolsas de Estudos na Itália. As vagas são para cidadãos estrangeiros que tem interesse em estudar na Itália e cidadãos italianos residentes no exterior. Consulte o edital:

http://www.esteri.it/MAE/opportunita/Stranieri/20110325_BANDO_BORSE_11-12.pdf

Anúncios