Bolsas de Estudos!

O Governo Italiano publica, uma vez ao ano, um edital para bolsas de estudo oferecidas a cidadãos brasileiros e italianos que residam no exterior e que superem um exame de proficiência da língua italiana, condição imprescindível para concorrer.
O exame deve ser feito no Consulado da jurisdição de residência.

O edital normalmente è publicado em março, portanto nesse período do ano è possível consultar o site da Embaixada da Itália em Brasília para encontrar as informações.

Para informações sobre outras oportunidades de bolsa de estudos é possível ainda solicitar informações diretamente às Universidades italianas, conforme instruções abaixo:

Para informações específicas sobre as várias bolsas que são oferecidas para frequentar doutorados e cursos de pós-graduação, pesquisas, cursos de graduação para brasileiros consulte também o site http://www.capes.gov.br Antes que pedir as bolsas, os contatos tem que ser feitos diretamente com as instituções que acolherão o bolsista. Os endereços das Universidades Italianas se encontram no site oficial do Ministero dell’Università e della Ricerca Scientifica: http://www.murst.it

Bolsas oferecidas pelas Universidades Italianas 

As universidades italianas sendo autônomas podem oferecer bolsas em várias disciplinas a cidadãos estrangeiros e a cidadãos italianos. Informações especificas estão disponíveis no site de cada universidade através do site oficial do Ministero dell’Università e della Ricerca Scientifica: http://www.murst.it

Bolsas oferecidas pelas Regiões Italianas 

As Regiões Autônomas Italianas para fortalecer as ligações com os descendentes que moram no exterior oferecem bolsas em várias disciplinas , principalmente na área profissional. Informações estão disponíveis no site internet das Regiões (www. regione.nomedaregião.it, exemplo: para a região Lazio http://www.regione.lazio.it, , para a região Veneto http://www.regione.veneto.it, para a região Calabria, http://www.regione.calabria.it etc.)

Bolsas de língua e cultura italiana 

Universidades com cursos de didática de italiano para estrangeiros (Università degli Studi di Perugia – http://www.unistrapg.it , Università degli Studi di Siena – http://www.unistrasi.it , Università degli Studi di Venezia – http://www.unive.it , Università degli Studi di Milano – http://www.csi.unimi.it , Università degli Studi di RomaTre –www.uniromatre.it , Università degli Studi della Calabria – http://www.unical.it , ecc.) oferecem bolsas para períodos breves (consulte os sites internet das universidades).

 

Fonte: http://www.conscuritiba.esteri.it/Consolato_Curitiba/Menu/I_Servizi/Per_i_cittadini/Studi/

About these ads

Publicado em 10/12/2011, em Uncategorized e marcado como , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Os comentários estão desativados.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: